top of page

Psicologia Histórico-Cultural

"Nem todo diagnóstico diferencial necessariamente se encaixa em uma categoria nosológica. A sociedade do capital é base de muitos processos de adoecimento."

A terapia histórico-cultural

Muitas vezes, algumas abordagens tradicionais podem encarar os desafios humanos como individuais e pontuais, descolados do contexto de vida e da cultura em que estamos inseridos. Na Psicologia Histórico-Cultural, consideramos que o que vivemos possui relação profunda e direta com as relações sociais e com o tempo histórico atual. Dessa forma, podemos dizer que a terapia HC enxerga a saúde mental de maneira contextualizada, considerando sempre a nossa história de vida, as características estruturais da nossa sociedade e a nossa cultura. Isso quer dizer que, por exemplo, nem todo sintoma é resultante de uma manifestação biológica, a violência das opressões sociais e a exploração do capitalismo têm influência sobre o emocional humano. ​Sendo assim, em nossa clínica, sempre serão considerados os recortes de raça, classe e gênero, tendo em vista que, tais opressões modificam a forma como nos relacionamos uns com os outros e com o mundo.

A terapia HC é baseada em intervenções práticas que buscam ajudar você a avaliar suas possibilidades e limites e a desenvolver processos de vida mais saudáveis, funcionando como um espaço de reflexão e estratégia que visam o fortalecimento emocional.

bottom of page